Após ter lido no Correio da Manhã a noticia a propósito das comemorações do centenário da republica fiquei verdadeiramente revoltado. Lia que a organização havia, por ajuste directo, encomendado um site no valor de 183 mil euros! Sendo que só para o design foram 93 mil. Os eventos comemorativos terão inicio e Janeiro de 2010 prolongando-se até dia 5 de Outubro. São 278 dias o que dá qualquer coisa como 650 euros por dia! Não consigo imaginar como pode um site alusivo a uma efeméride ter tamanho custo de concepção e, mesmo não referido mas supostamente incluído, tão elevado custo de manutenção. A ter em conta que quaisquer 100 euros paga o alojamento durante um ano já com correio electrónico e base de dados incluído. Não tem comercio electrónico, não terá certamente áreas reservadas nem protocolos de segurança e parece-me um exagero se tiver mais de 20 páginas incluindo o back-office. Ao comparar com os projectos que orçamento, sabendo os custos que tenho com o pessoal e encargos com a infra estrutura, sinto-me enganado! E pior, a saber que as verbas para a organização da comemoração provêem do orçamento de estado, logo dos impostos que com trabalho e sacrifício todos nós pagamos.
O site já está on-line (http://www.centenariorepublica.pt/) tire as sua conclusões.
Para mim é inadmissível que nas circunstancias económicas actuais se possa ser tão descarado e insensível ao ponto de pagar por um site de exagerados 50 mil euros quase 4 vezes mais?
Como se pode chegar a este despesismo, obviamente alguma coisa está mal.
Acrescento ainda a subtileza do negócio que sabendo-se que uma empresa ficaria excluida de futuras negociações por ajuste directo caso o montante ultrapassa-se os 200 mil euros, a coisa foi arranjada para permitir outro ajuste...