por mira46 » 06/Fev/2010, 21:56
Boa noite.
Confesso que não li este tópico todo, mas falo do que já me aconteceu.
Tenho 1 Pug xsi e tinha uma medida de pneus que não estava no livrete mas estava homologada pela marca. Foi uma alteração que houve e eu não sabia, e pelos vistos tinha que alterar o livrete.
Conclusão, apreensão de documentos numa rotunda (a famosa dos benguiados, quem anda em Vila do Conde conhece).
Sim, eu sei que não tinha a medida no livrete, mas escusavam de apreender os documentos.
Mais um relato do Pug. Queria homologar as medidas 195/45/15, e nada. Até liguei para a Peugeot em França (e atenção que não falo nem percebo francês), enviei e-mail e cartas para a Peugeot Portugal e nada. Simplesmente não deixam. Dizem que a medida afecta os parâmetros de segurança do carro. Este pessoal anda maluco. Não sou entendida na matéria mas sei algumas coisas, e sei que com a jante 15 e pneu mais baixo o carro fica melhor.
Uma curiosidade sobre este assunto é que a Peugeot e Citroen são o mesmo grupo (PSA) e na Citroen permitem a alteração sem nenhum stress.
Podem não acreditar, e não é pelo carro ser meu (do meu namorado, vai dar ao mesmo), mas o carro não descola do chão, faz curvas excelentes a grande velocidade.
Confesso que as primeiras vezes que ia ao lado tinha medo, mas agora confio no carro.
Claro que também sei que ninguém está livre de azares.
Outra situação é a do Smart.
A medida que tenho no livrete: trás 175/15 / frente 135/15 (a altura não me lembro).
Queria legalizar para 195 para trás e 175 à frente. Pois, a Mercedes não deixa.
Só deixa atrás 225/17 (ou é 225 ou 235), à frente 175/16. Isto fica um aborto. Além disso o carro nem se arrasta. Como é que dizem que as rodas não podem sair da carroçaria e permitirem estas medidas atrás???? Eu acho que sei porquê. Contratam os engenheirozinhos da treta (os srs. engenheiros que frequentam este fórum que me desculpem, mas todos são livres de dar a sua opinião) que vão para o computador fazer desenhos e dizem: assim fica bonito, e pumba, é o que fica permitido. Nem se preocupam com o facto de as rodas saírem da carroçaria, nem com o facto de o carro parecer um tractor.
Mas se o ano do carro for de 2003 (acho eu) para a frente já permitem a alteração.
Pronto, já desabafei.
A sério, desculpem se ofendo alguém, mas é o que eu penso. Não sei se é a realidade ou não.