Alteração de medida de Pneus e Jantes

assuntos que dizem respeito a todos os cidadãos

Alteração de medida de Pneus e Jantes

Mensagempor 1963 » 05/Dez/2009, 12:29

Colocou na sua viatura uma medida de pneus e jantes. Foi á inspecção e tem a anotação na ficha de inspecção. A policia manda parar e passa-lhe uma multa. A marca diz que não está homologada. Sabe que pode-se pedir uma homologação para a medida que pretende... Claro que tem despesas adicionais. Quer saber como. Questione-nos
1963

Registado: 02/Dez/2009, 22:12

Invitations sent: 0
Registered friends: 0

Re: Alteração de medida de Pneus e Jantes

Mensagempor AntonioSilva » 05/Dez/2009, 17:11

Viva,

A minha questão é a seguinte:

Sei que há medidas que as marcas costumam homologar sem qualquer tipo de entrave. O que eu pretendo saber é, perante as medidas que as marcas não têm previstas, o que devemos fazer para conseguir essa homologação?

Fiquem bem,

;)
António Silva
AntonioSilva

Registado: 02/Out/2009, 10:40

Invitations sent: 9
Registered friends: 3

Mensagempor 1963 » 05/Dez/2009, 19:56

Boa tarde
A viatura para poder ser homologada a medida de pneus tem de responder a um questionário que pode obter através :http://www.lta.pt/LTA_Contactos.html, e depois ir a um ensaio com o carro, com a medida de pneus e jantes pretendida, pagar uma taxa de 150€ já c/IVA incluído. Se ficar aprovado passam uma declaração e com essa declaração procede-se a substituição do livrete no IMTT. Assim evita-se as multas.
Laurinda
1963

Mensagempor 1963 » 05/Dez/2009, 20:14

Resposta incompleta no IMTT preenche-se o modelo 9, junta a declaração do LTA, os documentos do veículo e fotocópia do B.I. e contirbuinte e paga-se 33 €, dão uma guia com validade de 2 meses e os documentos vão ter a casa. Atenção e muito importante não esquecer de verificar se a medida pretendida saí no livrete, nem esquecer de ficar com uma cópia da declaração que o LTA passa.
OK
Laurinda
1963

Mensagempor AntonioSilva » 09/Dez/2009, 17:37

1963 Escreveu:Resposta incompleta no IMTT preenche-se o modelo 9, junta a declaração do LTA, os documentos do veículo e fotocópia do B.I. e contirbuinte e paga-se 33 €, dão uma guia com validade de 2 meses e os documentos vão ter a casa. Atenção e muito importante não esquecer de verificar se a medida pretendida saí no livrete, nem esquecer de ficar com uma cópia da declaração que o LTA passa.
OK
Laurinda

Viva,

Só se tem esse custo? Depois de o pagar, poderá ocorrer o facto de vir a não ser homologado?

Fiquem bem,

;)
António Silva
AntonioSilva

Mensagempor 1963 » 09/Dez/2009, 22:29

Olá boa noite
Acha pouco 150 € no LTA + 33 €? Claro que comparado com as multas que a pessoa incorre, segundo dizem 30 € por cada pneu e jante ilegal. Depois disto tudo fica resolvido e sem problemas perante a bofia.

Laurinda
1963

Mensagempor Pass » 01/Fev/2010, 19:17

Isto é uma pouca vergonha, uma pessoa por aumentar uma polegada ( neste caso de 13" para 14" ) já se arrisca a levar uma multa, por essas e por outras é que este pais anda como anda, não evolui!!
Mas o mais engraçado, é que aparece um carro do mesmo ano com o mesmo chassis que apenas muda é mesmo de aparência, e no livrete já pode usar jantes 14" deviamos era de ser pagos para tornar o carro mais seguro e não andarmos a ser vistos como "marginais" só porque queremos mais segurança!!!
Querem fazer algo de util vão caçar ladrões e não sejam ladrões!!!
Pass

Registado: 01/Fev/2010, 19:08

Mensagempor AntonioSilva » 02/Fev/2010, 17:26

Pass Escreveu:Isto é uma pouca vergonha, uma pessoa por aumentar uma polegada ( neste caso de 13" para 14" ) já se arrisca a levar uma multa, por essas e por outras é que este pais anda como anda, não evolui!!
Mas o mais engraçado, é que aparece um carro do mesmo ano com o mesmo chassis que apenas muda é mesmo de aparência, e no livrete já pode usar jantes 14" deviamos era de ser pagos para tornar o carro mais seguro e não andarmos a ser vistos como "marginais" só porque queremos mais segurança!!!
Querem fazer algo de util vão caçar ladrões e não sejam ladrões!!!

O problema é que caçar ladrões não dá muito jeito, é perigoso e têm de trabalhar. :lol:

Vá, vamos mas é pensar em medidas que possam ajudar a tornar realidades algo que agora não é possivel.

Fiquem bem,

;)
António Silva
AntonioSilva

Mensagempor mira46 » 06/Fev/2010, 21:56

Boa noite.
Confesso que não li este tópico todo, mas falo do que já me aconteceu.

Tenho 1 Pug xsi e tinha uma medida de pneus que não estava no livrete mas estava homologada pela marca. Foi uma alteração que houve e eu não sabia, e pelos vistos tinha que alterar o livrete.

Conclusão, apreensão de documentos numa rotunda (a famosa dos benguiados, quem anda em Vila do Conde conhece).
Sim, eu sei que não tinha a medida no livrete, mas escusavam de apreender os documentos.

Mais um relato do Pug. Queria homologar as medidas 195/45/15, e nada. Até liguei para a Peugeot em França (e atenção que não falo nem percebo francês), enviei e-mail e cartas para a Peugeot Portugal e nada. Simplesmente não deixam. Dizem que a medida afecta os parâmetros de segurança do carro. Este pessoal anda maluco. Não sou entendida na matéria mas sei algumas coisas, e sei que com a jante 15 e pneu mais baixo o carro fica melhor.

Uma curiosidade sobre este assunto é que a Peugeot e Citroen são o mesmo grupo (PSA) e na Citroen permitem a alteração sem nenhum stress.

Podem não acreditar, e não é pelo carro ser meu (do meu namorado, vai dar ao mesmo), mas o carro não descola do chão, faz curvas excelentes a grande velocidade.
Confesso que as primeiras vezes que ia ao lado tinha medo, mas agora confio no carro.

Claro que também sei que ninguém está livre de azares.

Outra situação é a do Smart.

A medida que tenho no livrete: trás 175/15 / frente 135/15 (a altura não me lembro).
Queria legalizar para 195 para trás e 175 à frente. Pois, a Mercedes não deixa.
Só deixa atrás 225/17 (ou é 225 ou 235), à frente 175/16. Isto fica um aborto. Além disso o carro nem se arrasta. Como é que dizem que as rodas não podem sair da carroçaria e permitirem estas medidas atrás???? Eu acho que sei porquê. Contratam os engenheirozinhos da treta (os srs. engenheiros que frequentam este fórum que me desculpem, mas todos são livres de dar a sua opinião) que vão para o computador fazer desenhos e dizem: assim fica bonito, e pumba, é o que fica permitido. Nem se preocupam com o facto de as rodas saírem da carroçaria, nem com o facto de o carro parecer um tractor.

Mas se o ano do carro for de 2003 (acho eu) para a frente já permitem a alteração.

Pronto, já desabafei.

A sério, desculpem se ofendo alguém, mas é o que eu penso. Não sei se é a realidade ou não.
mira46

Registado: 06/Jan/2010, 16:56

Mensagempor 1963 » 13/Fev/2010, 00:10

Boa noite

A Peugeot é a marca mais complicada, para eles quase nada está homologado, principalmente o mais antigo. No entanto pode recorrer ao LTA, ver acima o centro e pedir a medida que pretende e a priori fica homologada no livrete.

Relativamente ao Smart em todos eles as medidas não são iguais os pneus frente e os de trás assim como os do Mercedes desportivos. No entanto, temos de reconhecer que a marca é que sabe o que é melhor para o seu carro de fabrico próprio. No entanto é um direito que nos assiste não concordar, para isso existe o Laboratório (LTA) em Braga que pode pedir a medida que quiser mas leia as letrinhas todas do questionário, mesmo as mais pequenas não assine de cruz. Experimente por no Smart as medidas do pneus ao contrário a medida maior frente e a mais pequena atrás... depois dê uma volta, se conseguir conte-nos o resultado... deve ser estranho.
Atenção estou a falar de cor nunca experimentei, estou só a idealizar e não estou a conseguir ver nada de jeito.
Laurinda
1963

Próximo

Voltar para Polémica

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante