Manda vir, depois paga-se

Enganaram-te? Tentaram enganar-te? Faz aqui a tua denúncia. Mostra aqui a tua revolta.

Manda vir, depois paga-se

Mensagempor prosa » 05/Jan/2010, 01:05

Em certa altura, um simpático Dr. muito aflito, pois o trabalho que havia encomendado estava incompleto e a pessoa que o fazia, simplesmente desaparecera. Há várias semanas, se não meses, estava incontactavel, se calhar morreu dizia-me com ironia. Na aflição pediu-me que conclui-se o trabalho e aguardou pela proposta, que quando a recebeu nem discutiu o valor, o importante era começar. Entusiasmado com o projecto contratei um tecnico e coloquei mãos à obra. Como é normal neste pais, nem desconfiado fiquei quando pagou a primeira factura cerca de 10 dias depois do prazo.
O trabalho que havia sido pedido estava a ficar para segundo plano, pois o tecnico estava ao sabor dos desvaneios do Dr., na prática respondia às necessidades de rotina da empresa. Fui convencido de que o tecnico seria mais produtivo se estivesse nas nossas instalações, enquanto isso a segunda factura juntou-se à terceira... quando lhe perguntei para quando o pagamento, primeiro veio a desculpa dos cheques esgotaram-se e que esperam que o banco lhes envie mais. Depois que faltava qualquer coisa para concluir a fase do projecto e com isto juntou-se a quarta factura... Como já havia assumido compromissos com o tecnico, se suspendesse o projecto teria que lhe pagar na mesma e naquela altura ainda acreditava que o assunto se resolvesse... Houve ainda um quinta factura até pararmos. Já eram 19 mil euros!
Sem falar no que paguei ao tecnico, o que mais me custou foi pagar ao estado o que não recebi e saber que aquele "simpatico" havia levado a famila à Disney com o que deduziu ao fisco.
Na época falei com um advogado que me aconcelhou a não gastar mais dinheiro no caso, pois já havia estado num caso identico em que representara a outra parte... recentemente desabafei com um outro advogado que ficou supreendido pois mesmo que o processo não fosse longe, pelo menos 4000 euros de IVA seriam recuperados pagando advogado, custas e ainda sobrava. Sem haver ligação (conhecida) entre o primeiro advogado e o "simpático" certo é que fiquei a contar histórias.
Paulo Rosa
Tecnologias e Sistemas de Informação
Home Page - http://www.teamsoftpt.com
Oficinas - http://www.teamsoftpt.com/framescreensh ... d_prod=112
prosa

Registado: 05/Jan/2010, 00:07

Invitations sent: 0
Registered friends: 0

Re: Manda vir, depois paga-se

Mensagempor Jose » 05/Jan/2010, 09:16

Viva,

Na verdade é uma boa história, mas infelizmente é mais uma no meio de tantas.
Eu poderia contar algumas desse género, mas não vale a pena.
Realmente o que mais irrita é o facto de termos de pagar IVA sem receber o valor da factura. Acho que só deveríamos pagar o IVA sobre o que realmente recebemos e as empresas que não pagam as facturas mas recuperam o IVA deveriam ser punidas com multas elevadas.

Boa sorte.

Abraço,

:)
José
Jose

Registado: 22/Out/2009, 12:10

Invitations sent: 1

Mensagempor ktinus » 05/Jan/2010, 17:14

Tem de haver uma forma de evitar estas situações. Nem que seja só começar depois de tudo pago!
ktinus
Administrador

Registado: 24/Set/2009, 11:31

Invitations sent: 5
Registered friends: 2

Mensagempor costa » 05/Jan/2010, 17:43

Pois mas se assim for depois de receber tudo, pum desaparece o outro, é sempre complicado agora para minimizar estas situações era realmente pagar-mos os impostos ao estado so depois de se receber ou seja ser emitido o Recibo ai sim pagar os respectivos impostos mas o estado não quer saber se recebes ou não facturas-te paga o que deves...
costa

Registado: 13/Out/2009, 14:10

Invitations sent: 3
Registered friends: 1

Mensagempor ktinus » 06/Jan/2010, 10:52

Mas se for assim haverá pessoas que não apresentam o recibo para não pagar os impostos...
ktinus
Administrador

Mensagempor Jose » 08/Jan/2010, 09:15

ktinus Escreveu:Mas se for assim haverá pessoas que não apresentam o recibo para não pagar os impostos...

Não apresentam recibo, não recebem. Assim não tem complicação e é mais justo. A actual forma é que não está correcta.

Imagina, tu não me pagas e eu para agir o meu exercício de cobrança legal, tenho de facturar e pagar o respectivo IVA, mesmo que tu não pagues.

Achas bem?

Abraço,

José
Jose

Mensagempor ktinus » 08/Jan/2010, 10:29

Não é uma questão de achar bem, é uma questão de qualquer uma dessas soluções ter alguma forma de abuso subjacente.
ktinus
Administrador

Mensagempor Jose » 11/Jan/2010, 14:32

ktinus Escreveu:Não é uma questão de achar bem, é uma questão de qualquer uma dessas soluções ter alguma forma de abuso subjacente.

Tens alguma solução? Era interessante pensarmos numa solução e apresenta-la ao Governo.

Abraço,

José
Jose

Mensagempor prosa » 13/Jan/2010, 00:24

Caros,

O justo seria pagar impostos (IVA) pelo recibo, ou seja depois do pagamento ser confirmado. O problema é que para esta situação avançar o Estado teria que pagar aos seus fornecedores para depois lhes exigir os impostos... é ai que reside a dificuldade. Mais, havia que rever o código comercial que está na prateleira à "séculos" cheio de teias de aranha, mas isso era dár trabalho ao governo e aos deputados.

É sempre mais fácil penhorar contas, ordenados e afins para garantir o cumprimento das obrigações fiscais... Rotulando de frudulento quem por circunstancias vitima de outros incumprimentos acabou por ser forçado a faltar com seus cumpromissos.

Não posso desculpar quem recebe e não paga, mas é necessário agir para que quem não recebe se veja impossibilitado de pagar.
Paulo Rosa
Tecnologias e Sistemas de Informação
Home Page - http://www.teamsoftpt.com
Oficinas - http://www.teamsoftpt.com/framescreensh ... d_prod=112
prosa

Registado: 05/Jan/2010, 00:07

Invitations sent: 0

Mensagempor Jose » 13/Jan/2010, 09:12

prosa Escreveu:Caros,

O justo seria pagar impostos (IVA) pelo recibo, ou seja depois do pagamento ser confirmado. O problema é que para esta situação avançar o Estado teria que pagar aos seus fornecedores para depois lhes exigir os impostos... é ai que reside a dificuldade. Mais, havia que rever o código comercial que está na prateleira à "séculos" cheio de teias de aranha, mas isso era dár trabalho ao governo e aos deputados.

É sempre mais fácil penhorar contas, ordenados e afins para garantir o cumprimento das obrigações fiscais... Rotulando de fraudulento quem por circunstancias vitima de outros incumprimentos acabou por ser forçado a faltar com seus compromissos.

Não posso desculpar quem recebe e não paga, mas é necessário agir para que quem não recebe se veja impossibilitado de pagar.

Concordo plenamente com a o que escreve.
Realmente já é hora de ver esse código revisto e actualizado. Quanto aos que recebem e não pagam, a penalização deveria de ir mais longe do que as simples multas.

Abraço,

José
Jose

Próximo

Voltar para Burlas

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante