Em certa altura, um simpático Dr. muito aflito, pois o trabalho que havia encomendado estava incompleto e a pessoa que o fazia, simplesmente desaparecera. Há várias semanas, se não meses, estava incontactavel, se calhar morreu dizia-me com ironia. Na aflição pediu-me que conclui-se o trabalho e aguardou pela proposta, que quando a recebeu nem discutiu o valor, o importante era começar. Entusiasmado com o projecto contratei um tecnico e coloquei mãos à obra. Como é normal neste pais, nem desconfiado fiquei quando pagou a primeira factura cerca de 10 dias depois do prazo.
O trabalho que havia sido pedido estava a ficar para segundo plano, pois o tecnico estava ao sabor dos desvaneios do Dr., na prática respondia às necessidades de rotina da empresa. Fui convencido de que o tecnico seria mais produtivo se estivesse nas nossas instalações, enquanto isso a segunda factura juntou-se à terceira... quando lhe perguntei para quando o pagamento, primeiro veio a desculpa dos cheques esgotaram-se e que esperam que o banco lhes envie mais. Depois que faltava qualquer coisa para concluir a fase do projecto e com isto juntou-se a quarta factura... Como já havia assumido compromissos com o tecnico, se suspendesse o projecto teria que lhe pagar na mesma e naquela altura ainda acreditava que o assunto se resolvesse... Houve ainda um quinta factura até pararmos. Já eram 19 mil euros!
Sem falar no que paguei ao tecnico, o que mais me custou foi pagar ao estado o que não recebi e saber que aquele "simpatico" havia levado a famila à Disney com o que deduziu ao fisco.
Na época falei com um advogado que me aconcelhou a não gastar mais dinheiro no caso, pois já havia estado num caso identico em que representara a outra parte... recentemente desabafei com um outro advogado que ficou supreendido pois mesmo que o processo não fosse longe, pelo menos 4000 euros de IVA seriam recuperados pagando advogado, custas e ainda sobrava. Sem haver ligação (conhecida) entre o primeiro advogado e o "simpático" certo é que fiquei a contar histórias.